sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Sistema ADACA


fonte: http://www.noticias.uff.br/noticias/2012

Eu estive presente no  I Simpósio sobre Ambiente de Aprendizagem para Crianças Autistas (SAACA), nos dias 13 e 14 de setembro de 2012. Nesse simpósio forma apresentados os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no grupo de pesquisa e extensão do projeto Ambiente Digital de Aprendizagem para Crianças Autistas - ADACA.
A intenção é construir uma robustez temática, localizando, discutindo e propondo alternativas para a problemática que envolve a ocorrência do autismo no Brasil em caráter inter e multidisciplinar, uma vez que compreendemos que esse tema possui um caráter que extrapola os limites das áreas das ciências exatas e humanas.
Sendo assim, o objetivo do I SAACA foi reunir um conjunto de pesquisas de profissionais da saúde, educadores, pós-graduandos e graduandos das diversas áreas, que tenham como tema central questões relacionadas a comunicação, interação e aprendizagem do autista. Isso porque pensamos que a preocupação com esse indivíduo e o empenho para sua socialização, com melhoria da qualidade de vida, fazem parte da construção de uma sociedade mais inclusiva, justa e humanitária.
O grupo de pesquisa e extensão ADACA (Ambiente Digital de Aprendizagem para Criança Autista) conta com a participação de professores do Instituto de Ciências Exatas (ICEx) e do Instituto de Ciências Humanas e Sociais (ICHS) da Universidade Federal Fluminense, e com pedagogos e fonoaudiólogos, os quais, juntos, investigam estratégias para facilitar a interação e a comunicação de crianças portadoras da síndrome autística.   Com base nessa investigação, o grupo vem desenvolvendo ferramentas digitais que colaborem para o aperfeiçoamento da comunicação do indivíduo autista e para a aprendizagem da língua portuguesa e da matemática.
A Oficina do ADACA teve como objetivo demonstrar o uso do Sistema ADACA, o estado atual do desenvolvimento do sistema, as atividades disponíveis atualmente para as crianças autistas, o funcionamento do Sistema Administrativo ADACA e metas para finalização desta versão do sistema. Inicialmente foram apresentados alguns detalhes técnicos do desenvolvimento do sistema para que se pudesse entender sobre as plataformas de utilização, as restrições de uso para esta primeira versão e o funcionamento do sistema administrativo. Em seguida, foram demonstradas as atividades disponíveis atualmente (os jogos e quebra cabeças) e como o sistema captará informações de uso a partir dos quais serão desenvolvidos os módulos para geração de relatórios científicos de utilização contendo estatísticas de uso, para que possamos ter uma aproximação sobre resultados de aprendizagem alcançados pelas crianças. Finalizando, fizemos um passeio ao LADACA - Laboratório do ADACA, para que  pudéssemos conhecer o ambiente onde as crianças utilizam o ADACA sob tutoria e acompanhamento da equipe de monitores e cientistas do ADACA.


Fonte: http://www.icex.uff.br/saaca/
          http://www.facebook.com/adacauff


3 comentários:

  1. Achei muito interessante o sistema ADACA pois auxilia na aprendizagem do aluno autista, proporcionando a inclusão no mundo digital.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu blog, pois trabalho com Educação Especial. Muito importante é o investimento em tecnologia a favor da inclusão. Parabéns.
    Neusa

    ResponderExcluir
  3. O Autismo ainda é um tema muito analisado por diversos profissionais que entendem a necessidade que essas pessoas autistas possuem de se relacionarem conosco, e ao mesmo tempo nossas dificuldades de nos relacionarmos com elas. Somente através de pesquisas e principalmente do convívio com elas é que poderemos diminuir esta barreira.

    ResponderExcluir